Mais notíciasNotícias

Face aos recentes acontecimentos no Iraque (país para o qual se desaconselha qualquer deslocação), a situação de segurança em toda a região do Golfo pode sofrer alterações a qualquer momento, pelo que o Ministério dos Negócios Estrangeiros recomenda cautela em todas as viagens e deslocações.

Recomenda-se a leitura atenta dos Conselhos aos Viajantes referentes aos países que serão visitados. Mantenha-se atualizado acerca das notícias divulgadas nos meios de comunicação social, bem como no presente portal, e faça previamente o registo da sua viagem através da aplicação Registo Viajante. Recomenda-se igualmente que evite sempre lugares de demonstrações públicas ou aglomerações, caso ocorram, e que sejam seguidas as instruções das autoridades locais.

Aos residentes, recomenda-se que, caso não o tenham ainda feito, procedam à sua inscrição consular ou à respetiva atualização junto do posto com jurisdição sobre a área de residência.

Em caso de emergência, contacte o Gabinete de Emergência Consular, disponível 24 horas por dia e sete dias por semana, através dos contactos telefónicos +351 217 929 714  ou + 351 961 706 472 ou do endereço de correio eletrónico gec@mne.pt.

 

Acompanhe esta informação e/ou outros alertas em: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/alertas

dia da defesa Nacional 2

O DDN (Dia da Defesa Nacional) visa sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional e divulgar o papel das Forças Armadas e decorre nos CDDN (Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional), sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas.

Durante o Dia da Defesa Nacional são desenvolvidos um conjunto de atividades destinadas a sensibilizar os jovens para a importância da Defesa Nacional e para o papel e missão das Forças Armadas Portuguesas.

Durante este dia são levadas a cabo acções de formação para informá-lo sobre:

  • A Defesa Nacional;
  • As missões essenciais das Forças Armadas, a sua organização e os recursos que lhes estão afectos;
  • As formas de prestação de Serviço Militar e as diferentes possibilidades de escolha para quem queira prestar serviço efectivo.

A comparência ao DDN é um dever militar para todos os cidadãos portugueses com mais de 18 anos de idade.

Convocação:

Para o ano de 2020
Serão convocados a cumprir o Dia da Defesa Nacional, todos os jovens nascidos durante o ano de 2001.
Durante o ano de 2021
Serão convocados a cumprir o Dia da Defesa Nacional, todos os jovens nascidos durante o ano 2002.

Verificar convocação: https://ddn.dgrdn.gov.pt/ddn_editaispesq.aspx

Para os cidadãos residentes no estrangeiro:

Como determina a Lei do Serviço Militar, os cidadãos portugueses, de ambos os sexos, residentes no estrangeiro com carácter permanente há mais de 6 meses, ou que tenham ali nascido e aí permaneçam devem comunicar ao Balcão Único de Defesa uma das seguintes opções:

a. Requerer a marcação de uma data para cumprimento do dever militar de Comparência ao Dia da Defesa Nacional, através de requerimento assinado disponível em www.bud.defesa.pt (o transporte apenas é assegurado em território nacional);

b. Requerer a dispensa de Comparência ao Dia da Defesa Nacional, através de requerimento assinado, disponível em www.bud.defesa.pt, acompanhado de documento emitido pelo posto consular da área de residência, ou em alternativa por órgão da administração pública, ou estabelecimento de ensino da área de residência. (https://bud.gov.pt/ddn/dispensa.html, https://bud.gov.pt/ddn/dispensa/requerer.html)

Deverá preencher o Requerimento de Dispensa, e enviar até 10 dias úteis antes da data marcada para a sua comparência ao DDN, através de e-mail (colocando em assunto «DISPENSA»), fax, ou carta, anexando os documentos:

Cópia/Digitalização do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade;
Documento/Digitalização do comprovativo do motivo da dispensa.

A prestação de falsas declarações é passível de ser punida com pena de prisão até 3 meses ou multa até 60 dias.

Os cidadãos que não regularizem a sua situação ficam sujeitos a uma coima que vai de €249,40 a €1247 e inibidos do exercício de funções públicas até à regularização da sua situação militar.

Os editais de convocação podem ser consultados online em www.bud.defesa.pt. Caso o seu nome não conste nos editais deverá contactar o Balcão Único de Defesa.

Contactos:
Balcão Único de Defesa
www.bud.defesa.pt
Telefone: +351 213 804 200
Morada: Apartado n.º 364, 1495-998 Lisboa, Portugal

 tii2020 spring simple copy

Curso de língua portuguesa para crianças no TII (HBKU, Qatar Foundation).

O TII irá oferecer novamente este semestre o curso de português para crianças que, sendo falantes da língua, necessitem de aperfeiçoar as competências da leitura e da escrita. Neste curso, intitulado Portuguese: Language and Culture (European Portuguese), a língua será estudada por meio de atividades diversificadas e divertidas; de forma lúdica, os alunos contactarão com obras da literatura infantil listadas no Plano Nacional de Leitura e com diferentes manifestações culturais do mundo lusófono – do conto à música; dos jogos tradicionais ao teatro e às artes plásticas… O curso terá início no dia 11 de janeiro e as inscrições estão já a decorrer.

Mais informações sobre o curso e sobre o processo de inscrição poderão ser encontradas aqui: https://tii.qa/en/portuguese-language-courses-kids-and-teenagers-spring-2020.

 

Portuguese language courses for kids, teenagers and adults at TII (HBKU, Qatar Foundation)

This semester, TII is offering levels ranging from Beginner to Intermediate. The courses are about to start and the registration is now open!

For more information, please visit:

https://tii.qa/en/portuguese-language-courses-spring-2020 (regarding Portuguese language courses for adults) or

https://tii.qa/en/portuguese-language-courses-kids-and-teenagers-spring-2020 (regarding Portuguese language courses for kids and teenagers).

 

Registration details for adults:

Deadline: 15 January 2020 - Registration deadline extended to 25th January

Term dates: 19 January – 15 April 2020

Registration details for kids and teenagers:

Deadline: 7 January 2020 - Registration deadline extended to 25th January

Term dates: 11 January – 18 April 2020

 

Contactos

ALJAMIE STREET
Street: 803, Zone: 67
Building: 31
P.O. Box 24854
Al Dafna, Doha
Qatar

+974 4486 4691 (Chancelaria)
+974 4038 5670 (Secção Consular)
+974 4415 4746 (Chancelaria)
+974 3363 9594 (Emergência)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

botao aprender pt

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

botao instituto diplomatico

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Portugal Economy Probe