Embaixada de Portugal no Qatar

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Vamos pôr o Sequeira no lugar certo

sequeira pintura

Numa iniciativa do MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga e do Jornal PÚBLICO, tendo por parceiros a Fundação Millennium bcp, a FUEL, a RTP e Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga (GAMNAA) e com o apoio da Fundação PLMJ e da Hypnotic, é pela primeira vez lançada em Portugal uma campanha de angariação de fundos para a aquisição de uma obra relevante do património artístico português para um museu público: a magistral "A Adoração dos Magos", de Domingos António Sequeira (Lisboa, 1768 - Roma, 1837), uma das quatro grandes composições que encerram a sua carreira, todas em posse de particulares.

A referida obra, adquirida em 1845 pelo 1.º Duque de Palmela, coleccionador refinado e arguto, o conjunto das quatro composições integrou, doravante, em lugar de honra, a História da Arte em Portugal, não obstante as raríssimas ocasiões em que pôde ser visto pelo público. O Museu Nacional de Arte Antiga possui há muito os notáveis cartões preparatórios destas pinturas, além de numerosos estudos parciais, que ilustram as demoradas e complexas investigações do artista. Mas não fazem parte da sua coleção as quatro obras fundamentais que deles resultam.

Surgiu agora ao Museu Nacional de Arte Antiga a oportunidade imperdível de integrar no seu acervo – ao lado do cartão final e dos desenhos preparatórios, que já fazem parte da sua coleção – a pintura “A Adoração dos Magos”, uma peça fundamental do património nacional. Mas, para adquirir esta obra, o MNAA precisa de contar com o empenho e a participação dos portugueses.

Sendo o MNAA, se dúvida, o natural lugar desta obra maior da pintura portuguesa, convidamo-lo a ajudar para colocar esta obra de Sequeira no seu lugar certo e proporcionar a todos, no presente e no futuro, o inefável prazer da sua contemplação, pois o Museu a todos pretence.

Portugal conta consigo. Contribua. Registe o seu nome na História de Portugal

http://sequeira.publico.pt/

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail