Logo AR2019 vertical

 

DOSSIER INFORMATIVO (em atualização - última atualização 16.09.2019)

 

 

 

Votação por via postal - http://www.cne.pt/faq2/113/3

A Administração Eleitoral do Ministério da Administração Interna (SGMAI- AE) iniciou a expedição, para todo o mundo, no passado dia 2 de setembro, de cerca de 1.500.000 sobrescritos contendo o respetivo boletim de voto, para a morada estrangeira constante do Cartão de Cidadão (até ao dia 6 de agosto de 2019), dos eleitores recenseados no estrangeiro e que irão votar por via postal.

Dentro do referido sobrescrito, encontrará também as instruções com os procedimentos de voto e de expedição por correspondência.

Documento com as instruções para a votação via postal para os eleitores recenseados no estrangeiro.

O Portal das Comunidades Portuguesas disponibilizou um vídeo explicativo de todo o processo.

 

Assista ao vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=UtL4mWKvTmY

 

Para verificar se já está recenseado, bem como a que Freguesia ou Distrito Consular pertence, consulte o site da Direção Geral de Administração Interna.

 

Para mais informações, consulte ainda:

Portal das Comunidades

Comissão Nacional de Eleições

Brochura Recenseamento Eleitoral

 

Questões frequentes voto via postal (colocadas ao SGMAI-AE):

Fecho de envelope de devolução que não permitiria acomodar envelope verde:

"Cidadão executou todos os passos, aparentemente faltando somente a dobra final da parte superior do envelope resposta, sobre a parte inferior (o que não apresenta qualquer dificuldade de maior) e colar.

A situação reportada (o envelope verde ficar visivel cerca de 3mm na sua parte superior), quando o cidadão está a dobrar a parte inferior do envelope resposta pelo do picotado envelope e não pela dobra realizada no mesmo.

Nesse caso o envelope verde fica 3mm acima do que seria esperado, mas isso não constitui qualquer problema, podendo ser feita nova dobra na parte superior e fechar o envelope em total segurança."

Recorda-se a importância de assistir ao video aqui: https://www.youtube.com/watch?v=UtL4mWKvTmY

 

 “Em 2019 há eleições: exprima a sua vontade – VOTE.

Com o seu VOTO diga NÃO à indiferença.”


ELEIÇÕES PARA A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA - VOTO ANTECIPADO

Voto antecipado eleitores recenseados em Portugal e temporariamente deslocados no estrangeiro (QATAR) – de 24 a 26 de setembro, das 10h00 às 13h00, na Secção Consular desta Embaixada.

Em conformidade com a legislação vigente, os cidadãos deslocados temporariamente no Qatar, que estando recenseados em Portugal e desejem participar no exercício do voto antecipado para as próximas eleições para a Assembleia da República a decorrer no dia 6 de outubro, poderão proceder a essa votação nos dias 24, 25 ou 26 de setembro de 2019, mesmo que não se encontrem inscritos na Secção Consular, devendo para o efeito apresentar:

  • Cartão de Cidadão válido;
  • Documento comprovativo de inscrição em instituição de ensino do Qatar, no caso de estudantes, ou documento emitido pela entidade empregadora para os cidadão deslocados por motivos profissionais.

Para mais informações sobre voto antecipado no estrangeiro nas eleições para a Assembleia da República, consulte o site da Comissão Nacional de Eleições e o disposto neste folheto explicativo.


ELEIÇÕES PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA - VOTO ANTECIPADO

Voto antecipado eleitores recenseados na Madeira e deslocados no estrangeiro (QATAR) – de 10 a 12 de setembro,  das 10h00 às 13h00, na Secção Consular desta Embaixada.

Para mais informações sobre voto antecipado no estrangeiro nestas eleições, consulte o site da Comissão Nacional de Eleições e o disposto neste folheto.

  • Partilhe