Embaixada de Portugal no Qatar

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Obtenção de Cartas de Condução

 

OBTENÇÃO DE CARTA DE CONDUÇÃO NO QATAR

 

1. Para obter a carta de condução no Qatar os expatriados deverão cumprir os seguintes requisitos:

a) Ter no mínimo 18 anos (para veículos ligeiros e motociclos) ou 21 anos (para veículos pesados);
b) Devem ter condições físicas e experiência de condução, o que significa que na prática a maioria dos expatriados terá de fazer um teste de condução num dos centros autorizados para a sua realização;
c) Cartão de identidade qatari ou passaporte, bem como uma cópia;
d) Devem ter uma carta do “sponsor” aprovando o pedido de uma nova carta de condução;
e) Cópia do cartão de identidade do “sponsor” (se o “sponsor” for uma pessoa).
f) 3 fotografias recentes a cores, tamanho tipo passe ( fundo azul)

2. Para obter uma carta de condução no Qatar é relativamente fácil e implica a apresentação de vários documentos no novo “Madinat Khalifa Traffic Department Building, um edifico construído especialmente para o efeito, com 106 postos de atendimentos e cujo horário de funcionamento é entre as 07.00H e 11.00H e entre as 16.00H e as 07.00H. Encerra nas sexta-feiras.

3. A apresentação do pedido deve feita em arábico. Na proximidade do “Traffic Department Building” existem serviços de tradução que mediante o pagamento de uma taxa poderão fazer a tradução dos documentos

4. A taxa para obtenção de carta de condução é de QR500, para os nacionais do Qatar (válida por 10 anos) e QR 250 para os expatriados (válida por 5 anos). Outras taxas serão cobradas pela realização dos testes de condução e visão. A única forma de pagamento aceitável é através de cartão de debito.

5. Os testes de visão são obrigatórios e uma vez aprovados, paga a devida taxa, a carta de condução será imediatamente emitida

6. Se já é possuidor de uma carta de condução de países terceiros, deverá fazer um teste de condução. Tem duas tentativas para aprovar neste teste.

7. Uma vez aprovado neste testes, pago a devida taxa, será emitida a respectiva carta de condução.

8. Após duas tentativas caso não seja aprovado no exame, o requerente deverá fazer um curso e sujeito a novos exames numa escola de condução (License to Drive)


9. Nos casos em que o requerente apresente alguma deficiência ou incapacidade ele deverá ser apresentado ao médico do Departamento de Tráfico, que elaborará um relatório.

10. Após aceitação do relatório médico, uma licença de acordo com a avaliação do relatório.

11. Da carta de condução deverá constar expressamente a incapacidade.

12. Titulares de uma carta de condução internacional de condução podem conduzir no Qatar durante 6 meses a contar da data de entrada. Após este semestre é obrigatório o uso de uma carta de condução do Qatar.

13. Titulares de cartas de condução emitidas por países do GCC (Conselho de Cooperação do Golfo) que estejam de visita a familiares ou em turismo podem conduzir no Qatar durante 3 meses a contar da data de entrada no país. Prova da data de entrada em território qatari pode ser solicitada em qualquer momento pelo que é essencial que os condutores estejam na posse do passaporte onde conste o visto a todo tempo.

 

Ultima atualização: Janeiro 2017